O que é metaverso? Descubra aqui.

3 Min Read

Muito se fala atualmente sobre Metaverso, ainda mais depois da mudança do FACEBOOK para META – sendo uma das palavras mais procuradas no ano de 2021. 

Você já deve ter ouvido falar sobre METAVERSO em algum momento, mas o que é isso exatamente? 

Era difícil imaginar a Internet 30 anos atrás – e ainda mais difícil explicá-la para pessoas que nunca haviam “conectado” na época.

Mas mesmo assim em 1992, o termo surgiu em Nevasca (Snow Crash), em um livro de romance de ficção cientifica escrito por Neil Stephenson, com uma visão futura da internet.

Neal Stephenson trabalhou como consultor da Blue Origin, empresa de astronáutica de Jeff Bezos, desde sua fundação até 2006. No momento, o novelista ocupa o cargo de “futurista chefe” da empresa de realidade virtual Magic Leap.

Mas lembre-se metaverso é um projeto em fase inicial, e que tudo o que se fala sobre ele são projeções.

O que se espera do metaverso? 

Um espaço virtual que reproduza a vida real, numa especie de internet 3D.

Um conceito que mescla realidade aumentada e ambientes virtuais. Pode ser entendido como uma vivência em um espaço virtual, mas com influências da vida real nesse universo…. 

Sendo uma fusão de dois tipos de realidade: a aumentada e realidade virtual.

Usando óculos VR, ou óculos de realidade aumentada, você conseguiria criar um avatar que reproduz o fisico de uma pessoa e se comunicar com os demais avatares ao redor do mundo. Os avatares poderão visitar lojas virtuais 3D, comprar e assim criar uma experiencia no METAVERSO. E claro, poderá fazer muitas outras coisas como reunir-se com amigos, família, brincar, trabalhar, ir a festas, experimentar roupas, tudo no mundo virtual. Inclusive experiencias que ainda não conhecemos no mundo que vivemos agora. 

“Para nós, o metaverso é realmente essa miríade de mundos, que os usuários podem experimentar através de um avatar que se torna uma representação 3D de si mesmos”. Disse Sebastien Borge fundador da The Sandbox.

Sebastien Borget, Fundador e COO do The Sandbox. Fonte: borget.net

E esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas etc.

A dificuldade para descrever esse universo está no fato de que ele ainda não existe — mas as gigantes de tecnologia estão investindo muito para que isso mude em pouco tempo.

Temos por exemplo os jogos Second Life, Roblox, Fortnite e Minecraft, onde jogadores podem criar vidas paralelas em um ambiente virtual.

Empresas como Microsoft e Roblox também estão investindo para a ‘internet do futuro’, em que estaremos não apenas vendo os conteúdos, mas dentro deles.

A construção desse novo universo dependerá de muitas outras tecnologias, incluindo criptomoedas e NFTs.

more about Web3 here

Follow Metaverse News anywhere we publish, Twitter & Instagram

Share this Article